Blog Anaki
Experimente esta delícia da gastronomia Toscana: o tradicional Pici all'Aglione
Hoje, nosso destaque é o Pici all’aglione, uma iguaria da região da Toscana que cativa paladares com sua simplicidade e riqueza de sabores. Prepare-se para descobrir os segredos por trás desse prato tradicional, mergulhando na história de uma receita que transcende o tempo e nos transporta para o coração da cozinha italiana. O artigo e a receita a seguir são uma tradução livre da original apresentada em https://www.ciaotoscana.it/cucina-toscana/pici-allaglione-la-ricetta-originale/.
Pici all’aglione é um prato típico da culinária toscana , em particular da província de Siena . É um prato simples e saboroso , à base de uma massa fresca artesanal chamada pici , e um molho de alho toscano , uma variedade de alho típica do Val di Chiana , território do sul da Toscana. Difere do alho comum pelo seu grande tamanho e sabor doce e delicado.
Pici all’aglione: um prato toscano simples e saboroso
Este prato de tradição camponesa toscana tem um sabor muito intenso e característico; pela sua simplicidade também pode ser facilmente preparado em casa.
A seguir, além da receita de como fazer Pici all’aglione, você encontrará a história , curiosidades e características desta receita.
As origens e a história do Pici
Mas o que são Pici ? Também chamados de espaguete toscano , ” pinci ” em Montalcino, ” picciarelli ” em Maremma , são um tipo particular de massa fresca típica do sul da Toscana , mais especificamente do Val d’Orcia, Val di Chiana, Monte Amiata e da província de Arezzo. até a província de Viterbo, onde são chamados umbrichelli.
A tradição remonta aos Pici à era etrusca , encontramos evidências disso no famoso “túmulo dos leopardos”
em Tarquínia. Pensa-se que o nome deriva de Marco Gavio Apicius, gastrônomo romano e autor do compêndio culinário “De re coquinaria” (a arte de cozinhar).
Nome derivado do tipo de processamento que se realiza misturando manualmente a farinha e a água,
colando-as ou “pendurando-as”, ou seja, juntando-as e trabalhando tudo em conjunto. Uma vez obtida a massa, corte várias tiras dela, rolando-as uma de cada vez sobre a tábua de massa; Isso resulta em um rolo de massa que lembra espaguete grosso.
Receita
Como visto, a massa pici é muito simples e versátil , por isso essa massa pode ser temperada de diversas maneiras, como com alho, um tipo de alho bem maior que o tradicional com um único dente que pode igualar o bulbo inteiro de alho comum; nos livros de botânica do século XIX, o alho também é chamado de alho “ serpentina ou pandeiro ” e definido como “muito maior e com sabor menos agudo”.
Daí o nome da receita Pici all’aglione .
- Tempo de preparo: 15 minutos
- Tempo de cozimento: aproximadamente 30 minutos
- Disponibilidade de alimentos: Média
- Rende: 4 pessoas
- Dificuldade: Fácil
Ingredientes
- 350 gr. da foto
- 6 dentes de alho
- 1 pimenta vermelha
- 700 gr. de tomates vermelhos, de preferência acobreados
- 1 colher de sopa de vinagre
- 1 pitada de açúcar
- 1 pitada de sal
- Azeite extra virgem
Preparação
Mergulhe os tomates em uma panela com água fervente por alguns minutos , retire-os, deixe esfriar alguns instantes e descasque-os. Em seguida, corte a pimenta malagueta ao meio e pique com uma faca após retirar as sementes.
Neste ponto, com a ajuda de um triturador de alho, esmague os dentes de alho sem retirar a casca ; se não tiver espremedor de alho, corte o alho em rodelas finas e depois pressione bem com a lâmina de uma faca até obter um creme.
Numa panela despeje o azeite virgem extra para derreter o alho amassado em fogo bem lento, depois acrescente a pimenta malagueta, diluindo tudo com uma colher de água morna.
Descasque os tomates , corte-os em cubos, limpando-os das sementes e, em seguida, numa panela grande, coloque o azeite com o alho e os tomates, deixando cozinhar tudo até obter um creme.
Enriqueça tudo com uma colher de vinagre branco , sal e uma pitada de açúcar para obter um sabor agridoce.