Blog Anaki

Alberobello, uma encantadora cidade

Caminhando pela cidade você vai descobrindo que as pequenas casas são realmente reais e as pessoas ainda vivem nelas. Essas casas históricas únicas são chamadas trullo (plural trulli), são habitações de pedra seca com telhados cônicos. Um trullo típico tem paredes grossas e é redondo ou quadrado. Em Alberobello a maioria dos trulli são em forma de quadrado. Já o nome da cidade originou-se do nome latino medieval da região “siva arboris belli” (A madeira da árvore da guerra).

E porquê as casas são assim?
A história por trás de Alberobello está obviamente ligada ao dinheiro e aos astutos aristocratas italianos.
 
Quando, no século XIV, a área ficou sob o controle do Conde de Conversano, ele e seus sucessores decidiram não construir moradias permanentes para seus camponeses, assim os impostos seriam mais baixos. Queriam que Alberobello fosse classificada como área desabitada. Por esta razão, os trulli em Alberobello estavam sendo construídos de uma maneira específica, com pedras de calcário, pois com esse material as habitações poderiam ser facilmente desmontadas e posteriormente reutilizadas para reconstrução das moradias.
 
Com o decorrer do tempo a população na região foi crescendo e no final do século XVIII Alberobello passou a ser considerada cidade.
 
Hoje existem dois grandes distritos trulli em Alberobello. O primeiro chama-se Aia Piccola e é uma área residencial tranquila, enquanto a segunda, o Rione Monti, é o principal destino turístico.
 
O bairro Rione Monti possui cerca de 1000 trulli, construídos homogeneamente um ao lado do outro. Ao caminhar neste distrito pode-se encontrar quase qualquer tipo de trulli. Há trulli-shops, trulli-bar, trulli-restaurantes e até uma igreja trullo do século XX, a Chiesa di Santantonio, e um museu trullo.
 
Quando ir? 
O verão é a melhor época para visitar Alberobello. Existem inúmeros festivais musicais realizados na cidade durante os meses de verão e, além disso, você pode desfrutar do clima agradável e da bela natureza da região. Enquanto estiver em Alberobello, visite o Museu do Azeite local, o Museu do Vinho e também o Museu do Artesanato. Isso permitirá que você tenha uma visão dos costumes e da vida local.
 
Aproveite para passear pelas lojas de Rione Monti, especialmente se você não planeja passar a noite em um trulli. Isso lhe dará a oportunidade de ver o interior de um trulli.
 
Mas claro que a melhor maneira de experimentar um trullo é ficar em um. Existem vários trullo-hotéis em Alberobello e também a possibilidade de locar um trullo completo para ficar.
 
Na Anaki você encontra as melhores experiências e roteiros para curtir sua viagem pelo Sul da Itália. 
Clique aqui e veja um roteiro preparado especialmente para essa região.
Siga a Anaki nas redes sociais e fique por dentro das novidades.

©Anaki 2023. Todos os direitos reservados.

Desenvolvido e hospedado por VEMPRO.DIGITAL